Canal Bicho Protetor

UMA PROTETORA DESESPERADA, O SUVIS, SOLUÇÃO A CAMINHO

Sexta-feira, 08/11/2013, uma jovem protetora entrou em contato com o Bicho Brother. Ela estava desesperada. Motivo: havia tomado uma atitude extrema. Para salvar um filhote de gato da negligência de uma vizinha, entrou na casa da mesma e resgatou o animal. Com o gato em mãos, não sabia o que fazer.

Segue o diálogo entre a protetora e o voluntário do Bicho Brother.

Protetora: Oi, este bebê estava jogado na rua, tremendo de frio, morrendo de fome e eu o peguei. Na verdade, roubei, porque ele tem dona. Todo mundo viu que eu o peguei e ela o quer de volta! Só que essa semana um gato adulto que ela tinha morreu atropelado.
O dono da casa onde moro não quer o gato aqui, eu moro nos fundos da casa dele.
O bebê está que é só pulga e eu não quero devolvê-lo! Por isso não divulguei a história, foi um roubo!

Voluntário Bicho Brother: Diga à pessoa que estava com ele que você vai denunciá-la por maus-tratos.

Protetora: Aqui na periferia ninguém liga pra isso! O outro gato dela, o adulto, eu que o levei pra castrar e amputar o rabo que estava necrosado, e agora o bichinho morreu!
Não quero devolvê-lo, é muito maldade, ele é bem pequeno!

Voluntário Bicho Brother: Então vocês têm uma relação de amizade. Diga a ela que você vai cuidar do gato por um tempo e procure ensiná-la.

Protetora: Não, ela nunca falou comigo! Ela pediu ajuda para uma amiga dela que me pediu para ajudar, fiz pelo gato.

Voluntário Bicho Brother: Então procure a amiga dela e peça para ela te ajudar.

Protetora: Estou tentando, mas ela tem dois cachorros. E também não quis ficar com o gato lá, por ser amiga dela.

Voluntário Bicho Brother: Você entrou na casa da pessoa e pegou o gato?

Protetora: Sim! Ele estava gritando e tremendo muito, então eu o peguei! Preciso tirá-lo daqui rápido!

Voluntário Bicho Brother: Ela viu você pegar o gato?

Protetora: Ela não, mas tinha bastante gente na rua.

Voluntário Bicho Brother: Moça, infelizmente, preciso te dizer que isso é roubo. Você precisa ir falar com sua vizinha. Explique que se ela não cuidar do gato você vai à polícia fazer uma denúncia por maus-tratos. Diga que você quer ficar com o gato.

Protetora: Eu vou tentar. Mas se ela não aceitar, eu vou ter que devolver?

Voluntário Bicho Brother: Se ela não aceitar, pegue o telefone e o endereço dela diga que um protetor ligado a uma organização de defesa animal vai visitá-la.

Protetora: Tá bom, vou fazer isso. Vou fazer porque confio em você.

Voluntário Bicho Brother: Procure ajuda-la a cuidar do gato, se ofereça para ensinar, doar um pouco de ração. Você conhece o SUVIS?

Protetora: Não.

Voluntário Bicho Brother: O SUVIS é a Supervisão de Vigilância Sanitária, tem unidades espalhadas pela cidade, é um serviço da Prefeitura de São Paulo que funciona. No SUVIS  você pode castrar, vacinar e tirar RGA para o gato, tudo gratuito. Então diga para sua vizinha que você vai vacinar e castrar o gato pata ela.

Protetora: Nossa, eu não sabia. Eu vou devolver o gato e tentar ajuda-la, se ela permitir.

Voluntário Bicho Brother: Procure se informar sobre o SUVIS. Se você é protetora precisa usar os serviços da Prefeitura, e ensinar a população a usar também. No SUVIS a vacina anti-rábica é gratuita o ano inteiro. E cada pessoa residente em São Paulo pode castrar até dez animais, entre cães e gatos, gratuitamente.
Funciona das 10:00 às 15:00 horas nos dias de semana. Você precisa levar seu RG, CPF e comprovante de residência, só leve o animal caso você queira vaciná-lo. Para fazer o RGA basta levar essa documentação, para castração eles fornecem telefone e você agenda o procedimento em uma clínica conveniada. Mantenha-me informado.

Protetora: Eu nunca ouvi falar nisso, muito obrigada, se não fosse por você eu não saberia!
Assim que eu conseguir falar com ela eu já te falo!

Uma hora depois.

Protetora: Acabei de falar com ela, ela deixou que doasse o gato, pois deram veneno para o outro gato dela.

Voluntário Bicho Brother: Está vendo, melhor assim. Primeiro deixe-o bem de saúde, castre-o e depois coloque para adoção. Conte conosco para orientá-la na adoção.

Serviço do Bicho
Link para informações completas do SUVIS



O texto abaixo inaugura a sessão Canal Bicho Protetor e é escrito pelo Albert Viana, gestor da Toca do Gatinhos




Para protetores ou ONGs com larga experiência em selecionar de forma adequada os adotantes para gatos e cães, este texto pode não ser de grande utilidade, mas ao menos servirá para orientar aqueles que não tem tanta experiência.

Para aqueles que não tem experiência no encaminhamento de animais para adoção ou, mesmo que tenham, queiram informar-se melhor, os proveitos podem ser ainda maiores.

É muito comum que pessoas que se deparem com animais abandonados, por mais bem intencionadas sejam, queiram arrumar donos para eles o mais rapidamente possível, e em muitos casos, a pressa é um erro terrível, com consequências inclusive trágicas para o pobre animal resgatado.

Mesmo que no primeiro momento o dono se apresente com pessoa “boazinha” e que diz coisas do tipo “Pode deixar, que eu cuido direitinho”, pode ser que a adoção esteja sendo feita por impulso, ou seja, o adotante não tem noção das responsabilidades, inclusive do ponto de vista financeiro, de cuidar de um gato ou cão pelos próximos 15 anos ou mais.

A partir desse ponto, nossa análise será mais específica para gatos, mas muitos procedimentos são igualmente aplicáveis a cães.
Centenas são as ocorrências de tragédias, tais como envenenamento, atropelamento, maus tratos, roubos, etc. de gatos que, mesmo tendo donos amorosos, moravam em casas por onde eles podiam sair de casa e irem para a rua ou quintal de vizinhos.

O adotante precisa morar em lar seguro para gatos.
Dentre os erros que muitos adotantes cometem, no que diz respeito a segurança do lar, citamos:
1) Acharem que só porque o gato é castrado,  que ele vai ser “caseiro” e não vai sair.
2) Dizerem “Pode deixar que vou deixar o gato só dentro de casa” ou “Deixo as janelas sempre fechadas”. Ninguém vai conseguir vigiar os gatos 24 horas por dia ou evitar que uma visita abra alguma janela, por exemplo.
3) Pensarem que só porque já tiverem um gato “caseiro”, que qualquer gato que adotarem também não vão sair de casa, mesmo tendo como fazê-lo.

Quando o dono viaja.
De nada adianta o adotante morar em local seguro para gatos se, quando viajar, deixar o gato em casa de amigo ou parente que não esteja protegida para os gatos.

Infelizmente é muito comum o dono viajar, deixar o gato em casa de conhecido e o gato ficar estressado e, em muitos casos, fugir para nunca mais voltar.
Se muitos gatos acabam sumindo quando o próprio dono muda de um local para outro, imaginem quando vai para outro local sem o dono!

Mesmo o gato ficando em local seguro durante a viagem, inclusive hotelzinho, há o risco de estresse, assim a melhor solução parece ser deixar o gato no próprio lar onde vive e pedir alguém de confiança a cuidar uma vez por dia.
Há inclusive profissionais que fazem o serviço de “pet sitter”.

Causas frequentes de devolução dos gatos adotados.
Porque tanta gente adota os gatos e passado algum período ou, em alguns casos, depois de muitos anos, querem devolvê-los? Dentre os principais motivos, citamos:
1) Orientação médica de que a grávida precisa “se livrar” do gato. Para diminuir o risco de isso acontecer, melhor orientar os adotantes antes de adoção, inclusive com textos de profissionais, que atestam que é absolutamente possível ter gatos e grávidas ou crianças no lar.
2) Dono vai se mudar para outra cidade ou exterior e diz não poder levar o gato consigo.
3) Casos de alergia em algum membro da família. Em alguns casos é realmente impossível a convivência, em outros casos, depois de uma reação inicial, o organismo do alérgico ganha imunidade.
4) O adotante não considerou todos os aspectos importantes da adoção, inclusive sobre as depesas habituais ou extraordinárias com o gato.

Abraços;


Albert

Conseguimos adoções para mais de 1100 gatos. Quer adotar, ajudar ou nos conhecer melhor?
Visite nosso site e blog: http://www.tocadosgatinhos.com.br/

Texto: Albert Vianna, da Toca dos Gatinhos

0 comentários:

Postar um comentário